Dois anos de funcionamento comemorados em 2011

            No dia 15 de outubro de 2011, a Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis de São José do Inhacorá completou 02 anos de funcionamento. Atualmente a Biblioteca conta com um acervo bibliográfico de aproximadamente 4.000 livros, além de um acervo discográfico de 43 CD/DVDs com histórias e jogos infantis, frequentemente assistidos pelos escolares através de atividades organizadas pela atendente da Biblioteca juntamente com os professores da rede pública.

         Entre as demais atividades, acontece a “Hora do Conto”, momento em que a organizadora deste espaço conta, e muitas vezes dramatiza as histórias, sejam elas lidas ou narradas. Através desta atividade torna-se possivel despertar o gosto e o prazer pela leitura fazendo-se uso da magia dos contos e, exercitar a expressão oral e a capacidade de retenção de informação, além da criatividade.

A Hora do Conto

             Justiniana Fátima Bueno Silveira, atendente da Biblioteca Machado de Assis, tem organizado o Projeto “A Arte da Leitura” que visa despertar e desenvolver o gosto pela leitura, e conseqüentemente formar alunos capazes de se concentrar e interpretar bem o que leem, se expressando corretamente, tanto oralmente quanto na escrita ou através de uma obra de arte, desenvolvendo vários trabalhos manuais a partir de uma leitura, e conhecendo os mais diversos tipos de leitura e sua importância, entre outras ações. O projeto se desenvolve, em forma de oficina, onde toda e qualquer leitura, se transforma em uma obra de arte, sendo pintura corporal, ou em objetos de vários materiais.

        Nesses 02 anos de funcionamento da Biblioteca, mais de 30% da população compareceu ao local para as mais diversas fontes de pesquisa e leitura, entre elas a literatura infantil, que é o público-alvo. Afirma ainda, que uma das literaturas mais solicitadas pelos adultos são os livros de cunho espírita, tais como os romances desta natureza, como também, os de autoajuda.

         A Fundação Biblioteca Nacional, por intermédio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas – SNBP é que disponibiliza os acervos e administra as funções que permeiam as bibliotecas públicas. O BIBLIVRE é o sistema disponibilizado pela Fundação, o qual tem a função de catalogação e a difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas, de variados portes.

Atividade realizada junto aos alunos da Educação Infantil

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s